O primeiro dia de aula a gente nunca esquece?

8:45h sair correndo de casa para ás 9h estar dentro da sala de aula bem bonita sentadinha esperando o professor chegar, eu até conseguiria chegar a tempo no prédio da Ciência da Comunicação que fica nos fundos do prédio do curso de Direito, mais ou menos 7min aqui de casa, mas…. Pelo caminho encontrei dois Harrys Potters, os quais me questionaram se eu não ia voltar para a praxe, então tive de dizer que não (obvio né!), afinal, como disse a Ramone “Lavar roupa aqui em Portugal custa caro” além disso não temos tempo disponíveis para ficar agachando e rastejando dizendo frases em latim e chamando os veteranos de doutores todos os dias da semana…

Além de dizer que não ia mais participar da praxe tive de fazer um documento dizendo que por livre vontade não iria mais participar dos encontros (como eles levam isso á sério).

Depois disso fui mais de pressa para a sala de aula torcendo para que o professor não me chamasse à atenção por chegar atrasada, mas chegando lá (que vergonha), o professor não estava, quem estavam por lá alem de vários Harrys Potters eram alunos perdidos sem saber do motivo da ausência do professor.

Aproveitei para fazer amizades com as tugas (portuguesas) que gentilmente me convidaram para ir tomar café. As 10h voltamos para saber se teria a aula do 2ª período.

O professor entra na sala, se posiciona bem no meio, eu sentada mais no fundo da sala, um profundo arrependimento, por o professor possui um sotaque de português bem de Portugal e ainda fala bem baixinho. Sofri horrores por não compreender direito, mas no término da aula fui pedir algumas explicações sobre a metodologia.

No intervalo conheci uma brasileira que já esta aqui em Porto mais de três anos, e conversando com ela descobri como funciona para transferir os estudos para a UP depois do término do intercambio. Ela paga 1000 por ano, portanto, se avaliarmos o preço que pagamos na universidade de origem, sai mais em conta estudarmos aqui, ainda mais porque após a licenciatura (graduação) os alunos vão direto para o mestrado, mas os que possuem notas acima de 16 (aqui as notas são de 0 á 20) podem ingressas direto o doutorado.

Para fazer mestrado ou doutorado aqui na UP após concluir a graduação na Universidade de origem eu ainda não sei direito como funciona, assim que tiver estas informações, divulgaremos para que você desperte ainda mais essa vontade de estudar fora do país, conhecer uma nova cultura e permanecer sempre aberto para um mundo de conquistas!

O bom das aulas de hoje é que elas terminam dia 15 de dezembro, ou seja, sem provas (exames), mas por outro lado, no módulo online temos de produzir matérias e reportagens com apoio de imagens, áudios e vídeos produzidas pelo autor, e no módulo imprensa temos de produzir um jornal inteiro de forma individual (pânico!). O professor foi bem gentil em dizer “aqueles que não sabem mexer no Page Maker e no Indesign aprendam! Rápido!” e também que o jornal produzido pode ser geral ou temático (isso me acalmou).

Cada dia aqui no Porto é um dia de descobertas, a todo o momento estamos sendo bombardeados de informações. Hoje foi apenas o primeiro dia de aula, que com certeza, mesmo sendo tranquilo vai marcar para sempre em minha bagagem cultural.  E amanhã de manhã tem a primeira aula de Laboratório de Imagem e Som, vamos ver como vai ser. No mais, nos desejem sorte!

Por Nay Back – Intercambista UP

Deixe um comentário