Caminhos do Romântico no Porto

No âmbito do protocólo que a Reitoria da Universidade do Porto tem com a Câmara Municipal da cidade, para o dia de hoje foi promovido uma visita guiada a Casa Tait e Caminhos do Romântico do Porto. Aproveitando a ocasião, me inscrevi no passeio e fui conhecer mais este ponto turístico da cidade. Mesmo com o dia nublado consegui capturar belas imagens, as quais utilizarei para meu trabalho de Fotojornalismo.

Os Caminhos do Romântico são compostos por cincos percursos temáticos que apresentam um pouco das contradições do Porto de Oitocentos, romântico e burguês, rural e industrial. O primeiro percurso, Porto do Romantismo, tem os jardins do Palácio de Cristal como ponto de partida. O passeio continua depois pela rua Rua de Entre-Quintas e Rua da Macieirinha, alcançando-se a Casa Tait e o Museu Romântico. O segundo percurso intitulado O Aproveitamento da Água, acompanha os antigos leitos da Ribeira de Massarelos e seu afluente, o Rio de Vilar. Seguindo pela rua da Macieirinha descobrem-se fontes, chafarizes e lavadouros que abasteciam quintas da nobreza e burguesia e pequenos campos agrícolas.

O percurso seguinte, Arqueologia Rural e Industrial, entre a travessa da Macieirinha e o Cais do Bicalho revela dois estilos de vida que se sucedem no tempo: um espaço rural que se torna, a partir do século XIX , num espaço predominantemente industrial. Esta mudança ocorreu ao serem aqui instaladas moagens, serrações e fundições. Este percurso, A Fábrica de Massarelos e o Prestígio da Burguesia, faz a ponte entre cenários rurais, cenários piscatórios e industriais, entre lugares de agricultura que parecem imutáveis desde o século XVII, vestígios de uma povoação de faina fluvial e marítima e as ruínas da primeira fábrica pombalina do país.

Do Gólgota a Massarelos é o último percurso destes Caminhos do Romântico. O percurso parte da Faculdade de Arquitectura, passa pelo Gólgota, bairro de operários que trabalhavam na indústria ribeirinha e recria o caminho destes trabalhadores até Massarelos por entre a beleza paisagística da Arrábida.

Se você ainda não conhece este percurso vale a pena visitar. Basta ir até a Casa Tait durante no horário das 9h ás 11:30h ou das 14:30h até ás 17h, o passeio é gratuito e demora em torno de umas duas horas.

Por Nay Back – Intercambista UP.

Anúncios

Uma resposta para “Caminhos do Romântico no Porto

  1. Vou anotar na minha agenda o horário do passeio.

    Anotado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s