Viana do Castelo

Sábado, 16, a ESN organizou um passeio a Viana do Castelo, uma cidade portuguesa, localizada na região Norte e sub região do  Minho -Lima.

A história da cidade começou no Monte de Santa Luzia, onde existe hoje uma igreja que possui um topo zimbório onde você pode subir e apreciar uma vista magnífica.

 

É difícil resistir ao encanto de Viana do Castelo quando a luz clara cria sombras geométricas por entre os majestosos edifícios históricos, onde os estilos manuelino e barroco predominam. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e bem conservados de Portugal chamam a atenção de turistas que observam belas fachadas harmônicas como os painéis de azulejos ricos no traço e na cor, considerado um autêntico extrato da história da arquitetura em Portugal.

A economia da cidade se sustenta nos estaleiros e nos setores dependentes do turismo e o comércio e os serviços se destacam pela indústria artesã. Viana se caracteriza por sua combinação de mar, rio e montanhas que a convertem em um lugar de grande atrativo para os visitantes. Além disso, é considerada como uma importante cidade monumental, onde o Centro Histórico é destque.

A cidade é sede de uma das festas mais tradicionais do Norte de Portugal, as Festas de Santoinho, onde se come, dança e assiste aos melhores espetáculos típicos do Minho. A festa atrai pessoas de todo o país e na programação consta o jantar com a comida típica e tradicional portuguesa (sardinhas e carne de lombo na grelha), alem de pipas de vinho espalhadas pelo local da festa, onde pode se servir até o final da festa.

A festa recebeu mais de 2500 visitantes, número que não fez diferença na perfeita organização do evento. Sem fila para receber as louças, para as pipas de vinho e jantar, música portuguesa a noite inteira animando os participantes de todas as idades da Festa do Santoinho.

Por Nay Back – Intercambista UP.

Deixe um comentário